SALMOS 95:1-3

"Vinde, cantemos ao Senhor: cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação. Apresentemo-nos ante a sua face com louvores e celebremo-lo com salmos. Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande acima de todos os deuses..."

"Orando por quem te persegue e abençoando quem te amaldiçoa!"



quarta-feira, 27 de abril de 2011

"Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas"

A mulher cananéia era gentia e, por não fazer parte da raça judaica, era considerada uma mulher sem nenhum valor. Quando lemos a sua história e olhamos para nós mesmas, sentimos vontade de ser como ela ... uma mulher humilde e cheia de fé. Muitas vezes, vivemos o nosso dia a dia caminhando de salto alto sobre um pedestal nos achando maior e melhor do que os outros. Mas é bom lembrar que, aqui na terra, somos apenas servos trabalhando para o Senhor. Devemos descer do alto da montanha onde nos encontramos e sermos humildes como a mulher cananéia, pois esta é a atitude que agrada a Deus. Quando, então, eu decidir agradar ao Senhor sendo uma serva humilde, perguntas certamente surgirão diante de mim ...
a- Como trato as pessoas que moram comigo? Com ar superior ou com humildade?
b- Como me relaciono com as pessoas que estão em uma reunião comigo? Querendo que todos me ouçam e sigam as minhas opiniões ou, humildemente, ouvindo e seguindo as opiniões dos outros?
c- Como me posiciono diante dos irmãos que estão comigo no mesmo ministério? Querendo que todos sigam única e exclusivamente as minhas decisões ou declino das minhas e aceito também as dos outros com humildade?
Como uma serva de Deus tenho que evitar ser uma pedra de tropeço ou mesmo um fardo que as pessoas têm que carregar. Que eu seja uma mulher dócil, meiga e humilde, pois estas qualidades são tudo que uma mulher de Deus deveria almejar em sua vida. Se, pelo menos, estamos nos esforçando para termos estes atributos, então enchamos o nosso coração e o nosso espírito com os conselhos sábios da Palavra de Deus ...
"Ainda que o Senhor é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe" (Salmo 138:6).
"Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos" (Provérbios 16:19).
"O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida" (Provérbios 22:4).
Agradecemos ao Senhor por estes versículos cheios de sabedoria!
A mulher cananéia não era judia mas tinha qualidades em sua vida que agradavam a Deus. Ela era humilde, uma boa mãe mas passava por tribulações que a faziam sofrer muito. Sua filha vivia possuída por um demônio que a atormentava muito. A filha sofria muito mas ela, certamente, sofria muito mais. Quando nosso filho está passando por momentos de tribulação ... seja na saúde, nos estudos, no namoro, na vida espiritual ... nós estamos, juntamente com ele, sofrendo e pedindo a Deus que o ajude a superar estes momentos difíceis.
Esta pobre mulher cananéia não sabia mais o que fazer quando via a sua amada filha descabelada, com o rosto desfigurado, talvez com grunhidos estranhos e risadas. A cena era aterradora e o sofrimento de ambas era sem igual! A Bíblia nos diz que ela "... ouvindo falar dele [de Jesus], foi e lançou-se aos Seus pés" (Marcos 7:25). Já podemos notar aí os primeiros sinais de humildade, pois ela não veio fazer um pedido com um espírito altivo mas "lançou-se a Seus pés". Lembremos que ela não era uma mulher judia mas uma mulher "... grega, siro-fenícia de nação". Podemos imaginar ela rogando a Jesus ... "Senhor, cura a minha filha, pois ela anda atormentada com um demônio! Tem misericórdia dela, Senhor!" E Jesus lhe respondeu assim: "Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos" (Marcos 7:27). Muitas vezes, eu fico pensando: "Por que Jesus deu a esta pobre mulher uma resposta tão dura?" Vejam este comentário que li certa vez sobre esta passagem ... "A resposta dEle parecerá menos rude quando se sabe que o termo que Jesus usa neste trecho para "cachorrinhos" não era aquele termo irônico que os judeus geralmente reservavam para os gentios. Pelo contrário, era o termo usado para cãezinhos de estimação"
Com um espírito de mansidão e humildade no coração, ela responde ao Senhor com palavras sábias e doces ... "Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos" (Marcos 7:28). Que resposta sábia! Que fé! O Senhor Jesus foi, então, tocado pelo amor de uma mãe desesperada, pela sabedoria de uma mulher virtuosa e pela fé de uma mulher segundo o coração de Deus.
Provérbios 31:10-11 poderia ser dito assim: "Mulher [cananéia] quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. O coração de [sua filha] está nela confiado." É este tipo de mulher virtuosa, humilde e cheia de fé que eu e você deveríamos almejar ser, um dia. Não apenas a mulher cananéia mas também outras mulheres da Bíblia nos deixaram este exemplo de humildade ...
Joana - mulher rica que desceu da sua alta posição social para andar junto a Jesus e seus discípulos; A mulher pecadora - mulher que, humildemente, cobriu de beijos os pés de Jesus, ungiu-os com o precioso ungüento que ela trouxe em um vaso de alabastro e enxugou-os com seus próprios cabelos. Finalmente, depois de ter proferido palavras que mostraram ao Senhor a sua humildade e fé, ouviu dEle as seguinte palavras: "... Por essa palavra, vai; o demônio já saiu da tua filha" (Marcos 7:29). Com o coração jubiloso e, certamente, muito agradecido, ela voltou para a sua casa agradecida ao Senhor por ter livrado a sua filha da servidão espiritual.
Chegando em casa, ela "achou a filha deitada sobre a cama, e que o demônio já tinha saído" (Marcos 7:30). As bênçãos do Senhor sobre nossas vidas são inúmeras e é a Ele, somente a Ele que devemos dar graça!
"Obrigada, Pai, pela força que recebo de Jesus a fim de poder enfrentar o meu dia a dia com coragem e fé. Ensina-me a confiar sempre em Ti e no Teu amor! Amém"

Nenhum comentário: