SALMOS 95:1-3

"Vinde, cantemos ao Senhor: cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação. Apresentemo-nos ante a sua face com louvores e celebremo-lo com salmos. Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande acima de todos os deuses..."

"Orando por quem te persegue e abençoando quem te amaldiçoa!"



sábado, 12 de novembro de 2011

CONTENDA

"Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas." Provérbios 17:14
A palavra que trago hoje me trouxe um pouco de pesar. Voce ja viu uma represa? Eu já. É bem bonita, e bem interessante. Ela mantem toda a agua de um lado, e possui comportas, por onde é liberado uma porção daquela quantidade imensa de agua. Claro que essas comportas são controadas. Quando chove muito, essa agua precisa escoar, e as comportas então são abertas. Infelizmente, para que não aja uma inundação em toda uma Cidade, essa agua escoa para alguns bairros, devido a péssima canalização que há nas Cidades. Quando chove pouco, e corre-se o risco de falta d'água, as comportas são fechadas e a água é liberada controladamente. Se essa represa estiver muito cheia, e a barragem se romper, haverá uma grande catástrofe, inundando toda uma cidade, e até cidades vizinhas, e o fim será muito, muito triste. Esse texto de Proverbios compara a contenda com esse rompimento na barragem da represa.
Uma outra tradução traz o seguinte: Provérbios 17:14 O começo de uma briga é como a primeira rachadura numa represa: é bom parar antes que a coisa piore. Aqui, o texto compara a briga ( a contenda), com uma rachadura na represa. O começo da contenda, é reversível. Você já conviveu com alguém que vive fazendo contenda de outras pessoas com você? Ou melhor ainda, VOCÊ é uma pessoa que faz contendas com outras pessoas? É aquela pessoa que gosta de discutir por tudo, brigar, fazer fofocas, fazer intrigas entre pessoas, invejosa, que sempre pensa mal de outrem, tem em seu coração ódio e etc..? A Palavra nos ensina a deixarmos a contenda antes que a barragem se rompa. Assim, evitamos um grande desastre.
Em Prov 6:16 ao 19 relata seis coisas que o Eterno aborrece, mas a sétima ele abomina. Você sabe o que é? É aquele que semeia a contenda entre os irmãos. Provérbios 6:19 testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos. Costumamos ouvir por ai que o Eterno ama o pecador e não ama o pecado. Sim, Ele ama porque Ele é amor, mas, ele rejeita quem vive na pratica do pecado.
Isaias 59:2 diz que os nossos pecados fazem o Eterno se afastar de nós, e Ele não nos ouve. E o texto de Prov 6 diz que o Eterno abomina QUEM pratica a contenda. Não diz que o Eterno abomina a contenda em si. Pois a contenda por si só nada pode. Mas o Eterno rejeita quem semea contenda entre outras pessoas.
Será que o Senhor tem abominado você com sua contenda? Pense nisso. Se você fizer uma auto-avaliação e descobrir que é uma pessoa que faz contendas, e deseja abandonar esse pecado, reconheça seu erro, arrependa-se, e peça que o Eterno o perdoe e limpe o seu coraçao. Ah, e não volte a praticar esse mal. Não deixe a represa se rompar e trazer uma grande desgraça, que inclusive atingirá você. O conselho do sábio Salomão é: "... é bom parar antes que a coisa piore."
HOJE é dia de você rever suas atitudes.
HOJE é dia de mudança.
HOJE é o dia de você abandonar a contenda e viver em paz entre outras pessoas.
Provérbios 17:19 As pessoas revoltadas gostam de briga, e quem vive se gabando está correndo para a desgraça.


Nenhum comentário: