Todas nós já passamos por momentos em que nos sentimos completamente impotentes diante de nossas circunstâncias. Já mostramos a nós mesmas, vezes sem fim, que não temos o que é preciso para conseguir qualquer transformação permanente em nossa vida. Sabemos sem sombra de dúvida que nossos maiores esforços para mudar quem somos ou as circunstâncias de modo significativo ou duradouro nunca funcionam. Reconhecemos nossa necessidade de um poder exterior e muito maior que nós. Contudo, há somente um único poder no mundo que é grande o suficiente para nos ajudar a nos superar e as dificuldades que enfrentamos: o poder de Deus.
Sem o poder de Deus, não somos capazes de superar nossas limitações ou sair de nossa rotina interminável. Não somos capazes de resistir com firmeza a tudo o que se opõe a nós. Estamos condenadas a uma vida de mediocridade espiritual. Sem o poder do Espírito Santo de Deus operando em nós, não podemos ser libertadas de todas as coisas que nos impedem de alcançar tudo o que Deus tem para nós.
Não queremos passar a vida esperando para ser resgatadas de tudo o que nos limita e que nos separa do que há de melhor em Deus. Queremos ser libertadas agora. Mas isso não pode acontecer se nos recusarmos a reconhecer o poder do Espírito Santo. Quando negamos os atributos do Espírito Santo, nos tornamos como aquelas pessoas das quais a Bíblia fala, que vivem "tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder" (2 Tm 3:5). Transformamo-nos em cristãs profissionais que falam em "crentes", com um verniz de superficialidade que nos torna intocáveis e intocadas. Somos só fachada sem conteúdo. Só perfeição sem nenhum amor. Só julgamento sem misericórdia. Só autoconfiança sem nenhuma humildade. Só palavras e nenhuma lágrima. Só vida sem poder e sem sentido e nenhuma esperança de verdadeira transformação. E, sem transformação, como podemos algum dia ultrapassar nossas limitações e ser instrumentos de Deus para alcançar o mundo ao nosso redor? E é isso que significa viver de verdade.
Deus deseja que compreendamos "qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos" (Ef 1:19). Ele deseja que conheçamos esse poder que ressuscitou Jesus "dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir" (Ef 1:20,21). Ele deseja que compreendamos que Jesus não é fraco para conosco, mas sim, poderoso em nós (2 Co 13:3). Ele deseja que compreendamos que "de fato, foi crucificado em fraqueza, contudo vive pelo poder de Deus", e mesmo que nós também sejamos fracas, vivemos igualmente pelo poder de Deus (2 Co 13:4). Deus deseja que entendamos que "não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente" (1 Co 2:12).
Não posso fazê-la ver nem levá-la a compreender o poder de Deus ou a maneira como o Espírito Santo deseja trabalhar em você. Está além de minhas capacidades e autoridade em sua vida. No entanto, você não precisa de mim para convencê-la, pois o próprio Espírito Santo o fará. Jesus disse: "O Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" (Jo 14:26). Mas, antes de tudo, você precisa reconhecer o Espírito Santo e convidá-lo a mover-se livremente em você.
Só podemos agir pelo poder do Espírito de Deus se antes tivermos recebido Jesus como Salvador. Você precisa "conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus" (Ef 3:19). Quando você tiver Jesus como rei de sua vida, virá a conhecê-lo como "aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós" (Ef 3:20). Pelo fato de o Espírito Santo estar em nós - ou seu poder estar em nós -, ele pode fazer mais em nossa vida do que somos capazes de pensar em pedir. Isso não é fantástico?
Estar cheia do Espírito Santo não é algo que acontece contra nossa vontade. É algo para o que precisamos estar abertas, algo que precisamos desejar, algo que precisamos pedir. "Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?" (Lc 11:13). Podemos escolher se vamos ser enchidas pelo Espírito Santo ou não. Precisamos pedir a Deus que o faça.
Não vou entrar nas várias doutrinas sobre o Espírito Santo de Deus. Parece que há tantas doutrinas quanto há denominações. Tudo o que estou pedindo é que você reconheça o Espírito Santo de Deus como o poder de Deus e que Deus irá enchê-la com seu Santo Espírito a fim de que ele possa dar-lhe poder para alcançar tudo o que ele tem para você. A Bíblia diz: "Enchei-vos do Espírito" (Ef 5:18). A vida corre melhor quando fazemos o que a Bíblia diz
Nenhum comentário:
Postar um comentário